Unidade

N.C.I - Santa Vincenza Gerosa

End: Rua Manoel Onha, nº 425

Vila Oratório

CEP: 03291-100

São Paulo  - SP 

Tel: (11) 2021 - 5838 / (11) 2389 - 5378

Email: santavincenza@bompar.org.br

Faixa Etária: Acima dos 60 anos

Número de atendidos: 120 conviventes e 80 domicilares.

Realização de atividades de convivência grupal; Apropriação dos recursos do território, Informação, comunicação e defesa de direitos/ Desenvolvimento de ações e vivências pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania. Desenvolvimento de ações e experiências que possibilitem o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação do universo informacional e cultural; Desenvolvimento de ações de convivência grupal, Mediação de conflitos por meio de diálogo, compartilhando outros modos de pensar e agir/ Ganho em autonomia e protagonismo.


Objetivo Geral

Garantir proteção social a(o) idosa(o)  em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, desenvolvendo autonomia, sociabilidade, e o fortalecimento de vínculos sociais por meio de atividades socioeducativas planejadas..

Objeticos Específicos

Contribuir para o processo de envelhecimento saudável estimulando a participação nos espaços externos de discussão de políticas públicas;

Propiciar vivências que valorizem as experiências de vida e estimulem o desenvolvimento da autonomia dos idosos;

Possibilitar o acesso dos idosos às informações sobre direitos de cidadania, estimulando seu protagonismo, atuando como multiplicadores na sua comunidade e junto aos seus familiares;

Promover encontros intergeracionais, de modo a combater o preconceito, prevenindo, inclusive o isolamento e o acolhimento institucional;

Realizar acompanhamento domiciliar aos idosos que requeiram atenção especial, por meio da elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Usuário – PDU;

Possibilitar o acesso a benefícios e Programas de Transferência de Renda - PTR e inserção na rede de proteção social, bem como acompanhar e monitorar os idosos já beneficiários;

Fortalecer a participação das famílias/comunidade nas atividades desenvolvidas com os idosos no NCI.

Historia do NCI Santa Vincenza Gerosa:

O NCI seja uma das alternativas no combate ao isolamento, depressão e outras vulnerabilidades decorrentes da idade, para todos seus atendidos, sendo eles 120 conviventes e 80 BPC’s  em acompanhamento domiciliar.

O NCI Santa Vincenza Gerosa encontra-se localizado num conjunto de bairros (Mooca, Brás, Belém, Pari e Água Rasa) da região central do município de São Paulo.

Em 2009 o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto acolheu a proposta do Núcleo de Convivência para Idosos, por esse território apresentar demanda significativa frente a outros territórios, tendo em sua maioria idosos sozinhos ou idosos cuidando de idosos, invisíveis aos olhos da sociedade, considerando que o público atendido encontra se em situação de risco pessoal e social; muitos dos quais recebem algum tipo de benefício assistencial.

Esse serviço está diretamente ligado a missão do BomPar que  mantém o olhar diferenciado para a defesa dos direitos da população em vulnerabilidade social, favorecendo o protagonismo social, tendo como valores: o Acolhimento, Solidariedade, Compromisso, Integridade e Dignidade.

 

Justificativa

O serviço utiliza-se da abordagem sociocultural de Paulo Freire, baseada em uma relação de dialogo, escuta e participação  a partir da realidade e experiência dos idosos de forma dinâmica e prazerosa.

Comissão Representativa: Dando voz e vez aos usuários do serviço que se voluntariam para participar do planejamento, organização , realização e avaliação de eventos e atividades.

Rodas de Conversa: espaço de troca de informações sobre diferentes temas, entre eles políticas púbicas, rede socioassistencial e avaliação das atividades do NCI favorecendo o diálogo, o  respeito e o bem-estar.

Oficinas: escolhidas a partir do interesse do idoso. São oferecidas atualmente as seguintes atividades: Coral, Informática, Artesanato, Dança, Jardinagem, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Yoga e  Alongamento.

Visita Domiciliar: É um técnica de acolhida e ação particularizada com o idoso e sua família a ser realizada pela listagem do BPC ou demanda de CRAS (Busca Ativa)  em situações  nas quais o idoso tenha dificuldade em comparecer ao serviço.

 Construção e Participação em  Rede: Voluntariado, Universidades, SENAC, CRAS/CREAS Mooca, NPJ, UBS, Programa Acompanhante de Idosos, outras Secretarias,  Fóruns e Ministério Público.

 Capacitação da equipe do NCI: Formação permanente da equipe mediadora, com objetivo de qualificar o trabalho social no território e em seu entorno.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Voltar