Unidade

C.E.I São Francisco de Assis

End: Rua Dr. Silva Leme, nº 137

Belenzinho  

CEP: 03047-020

São Paulo - SP

Tel: (11) 2694-9076

Email: crechesfa@bompar.org.br

Faixa Etária: 2 a 3 anos

Número de atendidos: 98


Nossa História

 

A Creche São Francisco de Assis foi fundada em 21 de maio de 1984 para atender as necessidades das crianças de cortiços da Paróquia São João Batista do Brás.

            Naquele momento histórico, um grupo de freiras da Ordem do Sagrado Coração de Maria, que coordenava a Pastoral dos cortiços naquela paróquia sentiu uma grande preocupação com a situação de muitas mães que não tinham onde deixar seus filhos para trabalhar. Algumas deixavam as crianças trancadas em casa e outras, que apesar da necessidade não saíam para trabalhar.  Diante desta situação, a Pastoral dos Cortiços se prontificou a dar início a este trabalho em caráter voluntário.

            Esse trabalho teve início em uma casa situada na Rua Marajó, nº. 157, e a instituição denominada Centro Educacional São Francisco de Assis que iniciou suas atividades com 20 crianças matriculadas.

            Após um mês de funcionamento, a instituição tomou conhecimento das atividades que eram desenvolvidas pelo Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. Com isso os responsáveis pela instituição propuseram ao Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto que se associassem, para que juntos desenvolvessem o mesmo trabalho, e oferecessem atendimento ao maior número de pessoas daquela região.

            No dia 24 de julho de 1984, o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto solicitou à FABES - Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social, a abertura do Núcleo do Brás para o atendimento de 120 crianças de 02 a 17 anos de idade. Tendo sido aprovada a solicitação, o Núcleo foi incorporado ao Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto em 14 de agosto deste mesmo ano.  

            Após três meses de atividades bem sucedidas, os envolvidos nessas atividades passaram da condição de voluntários para a condição de funcionários do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto.

            Mesmo funcionando como Núcleo de atendimento, a maioria das crianças atendidas tinha entre 02 e 06 anos de idade. Neste logradouro, o Núcleo São Francisco de Assis – Brás funcionou durante dois anos atendendo a essas crianças. Passando esse tempo, a coordenação pediu à Congregação de Irmãs que adquirisse outro imóvel que oferecesse condições de instalações mais adequadas. Em fevereiro de 1986 essa instituição recebeu a doação (em comodato) de um imóvel localizado na Rua Dr. Silva Leme, 137 no Bairro do Belenzinho.

A Creche São Francisco de Assis está situada até a presente data neste mesmo endereço.



Voltar