Unidade

Creche Santo Antônio

End: General Porfirio da Paz nº 878

Parque dos Bancários  

CEP: 03918-000

Tel: (11) 2269 - 0820

Email: santoantonio@bompar.org.br

Faixa Etária: 2 a 3 anos

Numero de atendidos: 130


 

Histórico da Creche

 

A Creche Santo Antônio está situada à Avenida General Porfírio da Paz, nº 878, no bairro Sapopemba, onde existia um terreno com capelinha de Santo Antônio e os moradores se reuniam para rezar o terço.

Frei Mateus e Frei Jerônimo, irmãos de sangue e membros da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, naturais de Portugal e da Paróquia Nossa Senhora de Fátima idealizaram construir uma igreja maior e uma casa destinada a acolher crianças do bairro. Desta forma, a capelinha foi demolida e iniciou-se o estudo do novo projeto. Aos onze de junho do ano de 1977, o Bispo da região leste I, Dom Luciano Mendes Almeida, autorizou o Vigário Frei Mateus a construir a Casa da Criança Santo Antônio.

A pedra fundamental foi lançada em 23/10/1977 com a inscrição “Casa da Criança Santo Antônio”. Nesta data, Dom Luciano celebrou uma missa campal e convidou as Irmãs da Ação pastoral para morar e prestar serviço às crianças carentes do bairro.

Em 13/06/1987, Dom Luciano realizou nesta casa uma reunião com o objetivo de discutir e indicar as prioridades fundamentais de atendimento. Dentre elas podemos citar:

a)        A criança em situações de vulnerabilidade.

b)        Faixa etária de escolaridade.

c)         Reforço escolar.

d)        Possibilidade de obtenção de recursos.

e)        Convênios.

f)         Orientação religiosa e formação de hábitos saudáveis de vida e socialização.

A casa mantém contatos com o Serviço Social da Prefeitura de Vila Prudente, Escola de Ensino Fundamental do Bairro de Sapopemba, Grupos Apostólicos da Paróquia e Clube do Tatuapé com o intuito de divulgar sua disponibilidade ao atendimento à criança de periferia.

Em 22/06/1981, a casa ficou intitulada como Obra-Núcleo do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto. Em dezembro de 1992, a Congregação das Irmãs da Ação Pastoral deixaram a obra.

A pedido dos Freis Capuchinhos, o vigário Frei Odair Verusa, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e da Comunidade de Santo Antônio, em concordância com o Bispo Dom Décio Pereira, solicitou à Congregação das Servas Franciscanas Reparadoras de Jesus Sacramentado para dar continuidade ao trabalho da Creche e da Comunidade Santo Antônio.

Em janeiro de 1993, Frei Odair, os demais freis da Paróquia e a comunidade acolheram as Irmãs Servas Franciscanas Reparadoras com uma celebração festiva.

No dia 03/02/1993 assumiram a coordenação da creche a Irmã Maria de Lurdes Garcia e as outras irmãs que também auxiliaram nos trabalhos da comunidade e da Paróquia. A Irmã Ester da Assunção Rodrigues subsidiou os trabalhos juntamente com a Irmã Lurdes.

Em fevereiro de 1997, houve uma passagem do Centro de Jovens para Creche atendendo as faixas etárias dos 03 aos 06 anos e 11 meses. Esta mudança ocorreu em decorrência da insuficiência de demanda dos 07 aos 14 anos. O Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto entrou em negociação com a prefeitura e conseguiu fazer essa transição para creche. Por essa razão foi necessário contratar mais pessoas, além de uma enfermeira e uma coordenadora pedagógica, totalizando18 funcionários no atendimento às 120 crianças. Tudo foi alterado, desde o número de refeições até a sua qualidade. Em consequência, a verba foi aumentada e com isso as crianças e suas famílias foram beneficiadas. Com esta mudança houve certa preocupação da prefeitura, entidade e sindicato, para certa adaptação às novas exigências à essa faixa etária, incluindo alguns cursos de aperfeiçoamento.

Em 2001, Dom Cláudio Hummes e o Bispo Regional Dom Pedro Luiz, solicitaram a ampliação do número de crianças na creche, com o objetivo de retirar as crianças da rua. A entidade em satisfação ao pedido feito e a necessidade das crianças fez acordo para mais vinte crianças, ficando com 140.

Em 2010 o convênio efetivou-se com 140 crianças na faixa etária dos 03 aos 05 anos e onze meses de idade. No ano de 2011 o convênio passou de 140 crianças para166 dos 02 aos 04 anos e 11 meses. Com esta mudança, foi preciso adaptar o salão, onde existia uma brinquedoteca e fazer duas salas para o atendimento das crianças. Assim, só restou um corredor de passagem, onde ficou instalada a televisão, por não haver outro espaço para colocá-la. Verificamos que com o aumento no número de crianças, o salão e o parque ficaram muito apertados.

Em 2012, o convênio passou de 166 para 126 crianças dos 02 aos 03 anos e 11meses, devido á estrutura do prédio, pois novas adaptações foram necessárias fazer.

Em 2013 atendemos 130 crianças de 02 aos 03 anos.

Em 2014 atendemos 130 crianças de 02 aos 03 anos.

Em 2015 atendemos 130 crianças de 02 aos 03 anos.

Em 2016 atendemos 130 crianças de 02 aos 03 anos.

Em 2017 atendemos 130 crianças de 02 aos 03 anos.

 

 

 

 


Voltar